terça-feira , 22 outubro 2024
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Trio 027 leva música e educação para acadêmicos em São Mateus

Criado por amigos músicos, o Trio 027 Rock In Jazz levará música em forma de concerto didático para estudantes de cursos superiores em São Mateus. Conforme destaca um dos líderes do grupo, Flavio Pereira, “o diferencial está no modelo de concerto”. Segundo ele, em vez de música erudita serão apresentados tópicos de teorias e apreciação musical mesclados com música popular, nacional e internacional, como rock, jazz, bossa nova e samba.

O Trio 027 Rock In Jazz é formado por Flavio Pereira –saxofones, clarinete, violão e voz–, Marcelo Neto –teclado, violino, flauta, violão e voz– e Alexandre Mendes –trompete, bateria e percussão, violão e voz. O grupo conta ainda com consultoria pedagógica de Ana Libania Alves Rodrigues.

O Trio 027 Rock In Jazz é composto por Marcelo Neto, Flavio Pereira e Alexandre Mendes. Três apresentações estão agendadas para este mês de agosto no Ceunes, Multivix e Univc.
Foto: Divulgação

“As apresentações estão agendadas para o dia 19, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo, dia 23 na Multivix e dia 27 no Centro Universitário Vale do Cricaré. Os concertos têm o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de São Mateus, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo” – detalha Flavio.

“A ideia é proporcionar, além da apresentação musical, em si, uma experiência educativa. O público terá a oportunidade de conhecer os instrumentos de perto, interagir e entender como a música pode ser uma ferramenta poderosa para o aprendizado” – destaca Flavio Pereira.

“Nossos concertos são uma porta de entrada para um mundo de possibilidades educacionais” – complementa Marcelo Neto. “Queremos inspirar os futuros professores a utilizarem a música como recurso pedagógico” – ressalta Alexandre Mendes.

A pedagoga Ana Libania, que é graduada e especialista em Artes, acrescenta que a educação musical oferece inúmeros benefícios, como melhora da memória, aumento da concentração, desenvolvimento da linguagem e do raciocínio lógico-matemático, “além, é claro, da criatividade, inovação e o desenvolvimento emocional de maneira geral”.

A definição do público-alvo deu-se devido à possibilidade de, num futuro próximo, estes acadêmicos aplicarem os conhecimentos adquiridos em suas salas de aula. “Não se pode esquecer que muitos destes universitários serão os professores de amanhã. Assim, capacitar estes acadêmicos significa ampliar o efeito multiplicador dessa ação” – frisa Flavio.

O músico explica ainda que os três integrantes do grupo desenvolverem em conjunto um trabalho de educação musical em Guriri.

 

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