terça-feira , 22 outubro 2024
Lar Geral Expansão do Porto de Vitória está sendo discutida em Brasília
GeralÚltimas notícias

Expansão do Porto de Vitória está sendo discutida em Brasília

Aumento da demanda do setor automotivo, de rochas e cafeeiro será tema de encontro com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

O primeiro semestre de 2024 foi de recordes de exportações e importações pelos portos capixabas e isso revelou alguns gargalos logísticos. Os setores de rochas e cafeeiro, por exemplo, disseram ter sido prejudicados pela falta de contêineres para atender a demanda para exportar a produção. Buscando uma solução para esse problema, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que esteve em Vitória na segunda-feira (23) para inauguração de obras feitas pela Vports, concessionária dos Portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho,  disse que tem discutido com a Vports e o governo do Estado a solução para esse gargalo. Uma das alternativas em andamento é buscar novos operadores portuários para potencializar a matriz portuária do Espírito Santo. 

“O setor automotivo vai investir nos próximos cinco anos o equivalente a R$ 120 bilhões e isso vai revelar crescimento nos portos que fazem operações com setor automotivo. Já convidei o Gustavo Serrão (diretor-presidente da Vports) e Casagrande (governador Renato casagrande) para discutir um plano de expansão do porto, sobretudo para atender o setor automotivo que será cada vez mais crescente no Brasil nos próximos anos”, disse o ministro.

Ele afirmou que o Porto de Vitória passou a ser uma referência para o Brasil ao entregar o conjunto de obras e investimentos na ordem de R$ 180 milhões. “Fundamental para ampliar as operações”. 

Quanto às dificuldades relatadas pelos setores de rochas e cafeeiro, Gustavo Serrão disse que “estamos próximos dos setores e desenvolvendo soluções alternativas, como o café ensacado, o granito em bloco. Os desafios hoje enfrentados estão mais fora do estado do que, necessariamente, no Porto de Vitória. Temos uma demanda de navios e contêineres alta no mundo, mas o Porto de Vitória tem capacidade para atender os setores produtivos do nosso Estado”. 

O governador Renato Casagrande foi claro ao afirmar que “o mais importante para nós nesse momento, tratando dos investimentos portuários, é o apoio do ministro para que possamos ampliar a operação de contêineres no nosso porto. Temos um operador que faz operação de contêiner e é bom que possamos ampliar, porque isso faz frente à exportação de café, de pedras naturais. Isso é uma forma de nos articularmos, e isso é fundamental para ampliarmos as exportações desses produtos, em especial”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mais de 1.100 agentes farão segurança do segundo turno das Eleições na Serra

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) definiu um plano...

Uso de celulares nas escolas do ES? É proibido ou não?

O uso do aparelhos celulares na escola está em alta. A situação,...

Governo federal prepara reforma administrativa

  O governo federal pretende fazer uma ampla reforma administrativa, com a...

Reeleito em Vitória, Pazolini declara apoio a Muribeca no 2º turno na Serra

Na única disputa de 2º turno no Espírito Santo, no município da...