Quarta, 17 de Setembro de 2025 14:29
(27) 99774-1298
Educação Stop Bullying

Escola promove campanha contra o bullying com foco em cidadania e direitos humanos

Projeto da Escola Terra Vermelha alia ensino de Língua Inglesa à reflexão sobre violência escolar e empatia, com participação de advogados e ações interativas.

17/07/2025 18h49
Por: Redação LNES Fonte: SEDU - ES
Escola promove campanha contra o bullying com foco em cidadania e direitos humanos

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Terra Vermelha, localizada em Vila Velha, realizou, no dia 3 de julho, a apresentação do projeto “Stop Bullying – Be someone’s hero, not their bully!”. A iniciativa foi conduzida pelos professores de Língua Inglesa Jhonatan Carvalho Santos e Jamilly Ferreira Jardim Lima, envolvendo turmas da 1ª à 3ª série do Ensino Médio em uma jornada de aprendizado sobre empatia, convivência e respeito às diferenças.

Continua após a publicidade
Anúncio

O projeto, com duração de dois meses, utilizou metodologias interdisciplinares e transdisciplinares e articulou o ensino da língua inglesa a temas de cidadania, justiça social e cultura de paz. Foram realizadas atividades como leitura e escrita temática, dinâmicas, produção de cartazes, debates críticos, sessão de cinema, criação de vídeos e, como destaque, uma palestra com dez advogados da Grande Vitória, incluindo o vice-presidente da OAB Jovem/ES, que discutiram os aspectos legais do bullying.

“Buscamos não apenas informar, mas transformar a percepção dos alunos sobre o bullying. Combinando arte, diálogo e informação jurídica, eles se tornaram mais conscientes e preparados para combater a violência escolar. E, claro, tudo isso enquanto aprendem inglês”, afirmaram os professores responsáveis pelo projeto.

Continua após a publicidade
Anúncio

“A palestra me fez refletir sobre atitudes que antes eu considerava normais, mas que na verdade machucam. Percebi que até o silêncio diante do bullying pode alimentar a violência. Todos nós temos responsabilidade”, disse o estudante Ytallo Gomes Leite, da 3ª série do Ensino Médio.

O projeto teve impacto direto no comportamento e nas atitudes dos estudantes, que passaram a demonstrar mais empatia, consciência crítica e envolvimento com temas sociais. Além de ampliar o vocabulário e as habilidades linguísticas em inglês, a proposta fortaleceu o papel da escola como espaço de transformação, respeito e construção de uma convivência mais justa.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.