Quarta, 17 de Setembro de 2025 14:25
(27) 99774-1298
Concursos Concurso

Polícia Civil define banca organizadora para concurso de oficial investigador

Concurso prevê a oferta de 1.052 vagas para o cargo, com remuneração inicial de R$ 8.171,62. Ainda não há data definida para o lançamento do edital de abertura.

24/07/2025 12h12
Por: Redação LNES Fonte: Polícia Civil - ES
Polícia Civil define banca organizadora para concurso de oficial investigador

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) divulgou, nesta quarta-feira (23), que o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) será a banca organizadora do próximo concurso público para o cargo de oficial investigador de polícia. O aviso de resultado da dispensa de licitação e o extrato do contrato foram publicados na edição nº 26.528 do Diário Oficial do Estado.

Continua após a publicidade
Anúncio

O concurso prevê a oferta de 1.052 vagas para o cargo, com remuneração inicial de R$ 8.171,62. Ainda não há data definida para o lançamento do edital de abertura.

Os interessados devem acompanhar as atualizações por meio do site oficial da Polícia Civil do Espírito Santo (www.pc.es.gov.br) e das próximas publicações no Diário Oficial do Estado.

Cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP):

Continua após a publicidade
Anúncio

Criado por meio da Lei Complementar nº 1.093, sancionada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em novembro de 2024, o cargo de Oficial Investigador de Polícia (OIP) foi instituído com o objetivo de fortalecer o quadro de servidores da PCES e modernizar a estrutura investigativa da instituição. A nova função substitui as antigas nomenclaturas de Investigador de Polícia, Escrivão e Agente de Polícia, reunindo em um único cargo as atribuições ligadas à investigação criminal.

A carreira de OIP é regida por estatuto próprio e o ingresso é realizado por meio de concurso público, com etapas que incluem provas objetivas e discursivas, exames físicos, psicológicos, investigação social e curso de formação profissional.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com jornada de 40 horas semanais, os servidores atuam em regime diário ou de plantão, podendo ser convocados em situações excepcionais, como calamidades públicas. Entre as atribuições, estão a realização de diligências investigativas, cumprimento de mandados judiciais e participação em operações de inteligência. A progressão na carreira será baseada no desempenho e no tempo de serviço, promovendo a valorização profissional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.