O cenário para a corrida ao governo do Espírito Santo, faltando mais de um ano para as eleições, apresenta o nome do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), como o mais bem colocado, conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (18/8).
A versão estimulada do levantamento realizou apenas um cenário. O nome do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), lidera com 28,1% das menções. Na sequência aparecem o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB), com 22,5%; o ex-deputado federal Sergio Vidigal (PDT), com 12,7%; o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo (Podemos), com 10,5%; o ex-deputado federal Helder Salomão (PT) (6,7%); e o Da Vitória (PP) (4,4%). Também houve 6% que não souberam ou não opinaram. Os que não votariam em nenhum, branco ou nulo somam 9,1%.
A rejeição dos possíveis candidatos também foi pesquisada. Os entrevistados foram perguntados em qual nome não votaria de jeito nenhum. Neste quesito, Helder Salomão tem 23% das respostas. Na sequência vêm: Sergio Vidigal (21,5%), Da Vitória (18,1%), Ricardo Ferraço (14,3%), Arnaldinho Borgo (11,9%) e Lorenzo Pazolini (10,5%). Nesta questão, os entrevistados podiam escolher mais de um nome.
A pesquisa também realizou um questionário espontâneo. Neste caso, o atual governador, Renato Casagrande (PSB), foi citado por 9,5% dos entrevistados. Na sequência, completando os cinco mais bem colocados aparecem, Lorenzo Pazolini (5,4%), Ricardo Ferraço (3,3%), Arnaldinho Borgo (2%) e Paulo Hartung (0,5%). Nesta simulação, 70% não souberam responder ou não opinaram e a opção de não votar em ninguém, nulo ou branco somou 7,3%.
O governador está no segundo mandato e, portanto, não pode mais não pode mais se candidatar ao cargo.
A pesquisa foi realizada do dia 13 ao 17 deste mês em 46 dos 78 municípios do Espírito Santo. Foram ouvidos 1.510 eleitores. A margem de erro divulgada para os resultados gerais é de aproximadamente 2,6 pontos porcentuais e o nível de confiança de 95%.