Em agenda em Nova Venécia na última sexta-feira (04), o deputado federal Evair de Melo e o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, participaram da Feira Agro Nater Coop e concederam entrevista à Rádio Notícia FM.
Durante a visita, os líderes destacaram a força da agricultura na região, elogiaram o trabalho dos produtores rurais e criticaram pontos do novo Plano Safra anunciado pelo governo federal.
Evair, que também já presidiu a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, iniciou sua fala exaltando a importância de eventos como a Feira de Agronegócios de Jaguaré e a Feira Agro Nater Coop. O deputado, técnico agrícola de formação, destacou o bom momento da safra de café e lembrou as dificuldades enfrentadas nos anos de seca, especialmente entre 2014 e 2017.
Entretanto, não poupou críticas ao atual Plano Safra, que, segundo ele, chegou com juros altos e desestimula investimentos no setor.
“O dinheiro está mais caro porque o governo federal não cuida das contas. Isso gera inflação e dificulta o acesso ao crédito para o pequeno produtor”, afirmou.
Evair também denunciou a tentativa de tributação sobre as LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio), o que tornaria o crédito rural ainda mais caro.
Ele ainda destacou uma vitória importante em Brasília: a suspensão da cobrança de IOF via decisão do STF, após articulação parlamentar.
“Essa vitória evita aumento de custo para o produtor e para o consumidor final”, pontuou.
Outro destaque do parlamentar foi o projeto de sua autoria que aumenta a faixa de isenção do Imposto de Renda para produtores rurais, dos atuais R$ 150 mil para R$ 500 mil. Segundo ele, a medida estimula a formalização e amplia a renda no campo.
Evair também comentou os avanços na duplicação da BR-101 no trecho Norte, com a renovação da concessão da Ecovias 101 e emissão de licenças ambientais até Bebedouro e Linhares.
“Essa obra é fundamental para o escoamento da produção agropecuária da nossa região e vai trazer mais segurança e desenvolvimento para o Norte Capixaba”, destacou.
Prefeito Pazolini
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, ressaltou que, mesmo sendo uma capital urbana, a cidade tem atuado fortemente na valorização do agro.
“Vitória é a cidade que mais compra da agricultura familiar no Estado. Toda a merenda escolar da rede municipal vem do produtor capixaba”, afirmou.
Pazolini destacou o papel estratégico do porto de Vitória nas exportações de café, pimenta e outros produtos do campo, e também abordou os desafios da segurança no campo durante o período de safra.
“Com o aumento da circulação de dinheiro, os casos de furtos aumentam. Lá em Vitória, com tecnologia e boa gestão, reduzimos em quase 50% os homicídios no primeiro semestre. Essa experiência pode ajudar o interior também”, explicou.
O prefeito enfatizou a importância de um Estado seguro para o desenvolvimento.
“Não há crescimento econômico sem segurança pública. Nosso modelo é o mesmo que tem sido aplicado com sucesso em São Paulo pelo governador Tarcísio. É gestão eficiente e foco no cidadão que trabalha e empreende”.
“A presença de autoridades como Victor Carmasco, presidente da Câmara de Nova Venécia, e Erick Musso, ex-presidente da Assembleia Legislativa e atual presidente estadual do partido Republicanos no ES, reforça o alinhamento político em torno do desenvolvimento regional.Essa união entre capital e interior é essencial para que o Espírito Santo continue crescendo de forma equilibrada”, destacou Pazolini.
Encerrando a visita, tanto o deputado quanto o prefeito reafirmaram o compromisso com o fortalecimento da agricultura, com investimentos em infraestrutura e com o desenvolvimento de políticas públicas que garantam renda, segurança e dignidade ao homem do campo.
“Quem produz merece respeito e apoio. Esse é o caminho para um Espírito Santo mais forte”, concluiu Pazolini.
Sensação
Vento
Umidade